top of page

Para curtir ou para fugir do Carnaval



Mês de Fevereiro já vai quase a meio e falta um pouco mais de trinta dias para a chegada da primavera.


Quem não está ansioso para ter dias mais quentinhos?


Além de marcar o final do inverno é, geralmente, quando acontecem as festas mais desejadas para quem gosta de folia. Sim, estou falando do Carnaval, ou será Entrudo? Seja o nome que quiser dar, eles designam o mesmo período que são os três dias antes da quarta feira de cinzas, início da quaresma cristã.


A folia em Portugal
E para os que acham que Portugal não tem festejos a altura, estão muito enganados.

A começar pelo Entrudo de Trás dos Montes. Esse, chamo assim, pois me transmite muito mais as tradições antigas portuguesas.


A destacar a festa dos Caretos de Podence, classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A farra consiste em ver os rapazes, totalmente fantasiados, com máscaras que lembram o diabo, percorrerem as ruas a chacoalhar as moças. Para poder ver os Caretos Chocalheiros, certifique-se de visitar a aldeia no domingo ou na terça-feira à tarde. São os dias que eles saem às ruas!


No sábado é a vez dos pequenos se fantasiarem com as vestes coloridas e máscaras diabólicas, são os facanitos!


Para além da festa, não deixe de percorrer as ruas da aldeia, há muitos murais alusivos aos caretos que dão ótimas fotos.


Visite a Albufeira de Azibo, é de uma beleza impressionante e por fim conheça o Baloiço do Careto onde se tem uma vista impressionante da barragem.


Agora falando de "Carnaval", do samba, de marchinhas, de fantasias inusitadas, tenho que falar de Sesimbra.


A primeira vez que fui me surpreendi com a alegria de toda a gente. As fantasias são criativas e elaboradas. O mais divertido é que todo mundo participa, dos idosos às crianças. Ouve-se desde samba enredo brasileiro até marchinhas! Existem várias escolas de samba em Sesimbra que se preparam durante o ano todo para desfilar no domingo e na terça de Carnaval.


O ápice da festa fica por conta do maior bloco de palhaços do mundo. Geralmente o cortejo começa às 15h e é mesmo para não perder!


Para quem estiver nos arredores de Lisboa há também várias opções, o carnaval do Carvalho em Pé já começou no início de fevereiro com programação intensa. Não pode perder também o desfile, pelas ruas de Alfama, do Colombina Clandestina e o Bué Tolo que se apresenta próximo ao Cais de Sodré.


Por todo o país há Carnaval ou Entrudo. Não posso deixar de citar Torres Vedras, Ovar, Estarreja, Alcobaça e até a Ilha da Madeira.


Seja onde for, o importante é aproveitar o tempo frio e caprichar na fantasia!



Carnaval longe da confusão E para quem não é fã de máscaras, folia ou confusão, que tal passar os dias de festejo no Alentejo? Que tal começar por Évora?

Por ser repleta de obras arquitetônicas e culturais, é praticamente uma cidade museu e foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 1986.

Uma das atrações mais inusitadas de Évora é a Capela dos Ossos, com suas paredes decoradas com ossadas e crânios humanos.

Não pode deixar de conhecer também a sua Catedral, o Aqueduto Água de Prata e o Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana. Évora fica a 137 km de Lisboa e há opções de viajar de trem, de ônibus ou carro.


Uma dica para quem vai de carro é deixá-lo estacionado ao lado de fora da muralha junto ao aqueduto da Água de Prata ou ao lado do jardim público, já que é possível percorrer o centro histórico a pé tranquilamente.


Para quem curte enoturismo, os vinhos do Alentejo, assim como os do Douro, são os mais conhecidos mundo afora e na região existem várias opções como a Cartuxa, Herdade do Esporão, Herdade do Sobroso. Vale a pena reforçar que é necessário marcação prévia em qualquer uma delas.


E aproveitando que estamos falando de Évora, não podemos deixar de fora uma visita a Monsaraz. É uma das povoações mais antigas de Portugal e em 2017 foi listada entre as 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”.


Oficialmente fundada em 1276, a vila de casas caiadas brancas foi construída com cal e xisto, material utilizado na época. A muralha em torno da vila, seu castelo imponente e as casinhas brancas fazem de Monsaraz um dos lugares mais lindos de Portugal.


Complete a viagem e vá conhecer o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa. Percorra as estradas panorâmicas ao seu redor, planeje um piquenique, ou programe-se para pernoitar na região. Terá oportunidade de observar o céu e as estrelas em um dos melhores locais eleito pela Unesco para esse fim. À noite, as luzes públicas são reduzidas ao mínimo, para possibilitar as condições perfeitas!


Portugal Com Guia

As opções de viagens durante o Carnaval são inúmeras e nós, do Portugal com Guia, estamos preparados para te proporcionar uma viagem inesquecível , totalmente personalizada ao seu perfil de viajante.

Nossos roteiros são detalhados dia a dia, com todas as informações importantes, rotas traçadas pelo Google Maps, reservas de atividades e o principal: suporte via whatsapp durante toda a sua viagem! Vem descobrir Portugal com a gente!!



 

Leia também:




104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page