top of page

Como é o mês de março em Portugal

Chegamos ao mês em que já se pode pensar em colocar os bracinhos de fora! Março é mês que divide o inverno da primavera e, apesar do vento forte, logo já temos aquele solzinho mais quente e o melhor de tudo, na nossa opinião: o horário de verão, os dias mais longos, os festivais ao ar livre!


O Clima em março em Portugal:

O mês de março em Portugal pode variar bastante em termos de clima e temperatura, a depender da região do país. No geral, é considerado um mês de transição entre o inverno e a primavera, com dias que podem ser ensolarados e quentes ou chuvosos e frios.

Nas regiões do norte e centro de Portugal, as temperaturas costumam variar entre os 7°C e 17°C, com um clima mais frio e chuvoso. Já nas regiões do sul, as temperaturas podem variar entre os 10°C e 20°C, com um clima mais ameno e ensolarado.

Março também é conhecido por ser um mês com muitas flores e paisagens floridas, especialmente no final do mês, quando a primavera começa a dar as caras.



Horário de Verão:


É isso mesmo. Em Portugal o horário de verão começa na Primavera, mais exatamente no dia 26 de março de 2023 (na madrugada de sábado para domingo), quando os relógios devem ser adiantados uma hora. Portanto, a partir desta data e também nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, Portugal continental fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília (Brasil).


Bracinhos de fora e let´s go outside:


Essa é a altura de grudar na agenda das Câmaras Municipais para acompanhar os festivais, festas e feiras populares que acontecem por todo o país. As pessoas em Portugal costumam celebrar a chegada da primavera eventos culturais ao ar livre. Anota aí algumas sugestões:


  1. Festival Internacional de Chocolate de Óbidos - Realizado em Óbidos, este festival celebra a cultura do chocolate com diversas atividades, workshops e degustações. de 10 a 26 de março.

  2. Festa das Amendoeiras em Flor - Realizada em Funchal, na Ilha da Madeira, esta festa celebra a beleza das amendoeiras em flor, com desfiles, música e muitas flores. 25 de fevereiro a 04 de março.

  3. Festival da Lampreia - Realizado em Penafiel, este festival é dedicado a um prato típico da culinária portuguesa, a lampreia. Há diversas atividades gastronômicas, culturais e musicais durante o festival. 10 a 12 de março.

  4. Festival dos Enchidos da Castanheira - Festival da cultura popular da Guarda, onde o enchido tradicional será rei, com as degustações e muita animação. 26 de março.

  5. Feira de Março - Realizada em Aveiro, esta feira é uma das mais antigas de Portugal, com mais de 500 anos de história. Há muitas atrações, como parques de diversões, barracas de comida, espetáculos de música e dança. 24 de março a 25 de abril.


Datas comemorativas:


Diferente do Brasil, o Dia do Pai (assim mesmo, no singular) é celebrado no dia 19 de março - dia de São José.



Março é o despertar das melhores vibrações de Portugal. É a altura de iniciar a coleção de grandes momentos e boas lembranças.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page