top of page

Como é o Carnaval em Portugal!

Atualizado: 10 de fev. de 2023




O carnaval em Portugal é uma celebração anual que ocorre antes da Quaresma, geralmente no início do ano. É uma época para se divertir e se livrar das preocupações da vida cotidiana. As festividades incluem desfiles de fantasias, música ao vivo, dança, comida e bebida.


O carnaval é celebrado de forma diferente em diferentes regiões de Portugal. Em algumas cidades, o carnaval é conhecido por suas animadas festas de rua, com muita música, dança e alegria. Em outras, o carnaval é conhecido por suas tradições, como a procissão dos "cavalinhos" em Santarém ou o "entrudo" em Loulé.

Além disso, o carnaval é uma oportunidade para as pessoas experimentarem novas fantasias e trajes coloridos, expressando sua criatividade e seu espírito festivo. É uma época para reunir amigos e familiares e celebrar a vida.


Em geral, o carnaval em Portugal é uma celebração alegre e animada que é apreciada por pessoas de todas as idades. É uma época para se divertir e esquecer as preocupações cotidianas, e é um evento que é amplamente esperado por muitos portugueses.



10 sugestões de festas de carnaval em Portugal para que já possas apontar onde irá celebrar o carnaval em 2023:


O Entrudo de Loulé

É uma tradicional festa popular realizada anualmente na cidade de Loulé, no Algarve em Portugal. A festa ocorre durante o mês de fevereiro e é conhecida por suas alegres celebrações e desfiles de rua, onde os participantes jogam água uns nos outros e se divertem com música e dança. O Entrudo de Loulé tem raízes antigas e é considerado um dos mais importantes eventos folclóricos do país. A festa é uma celebração da vida e da alegria, e atrai visitantes de todas as partes do mundo para participar das comemorações. Além dos desfiles de rua, a festa também inclui apresentações de música, dança e teatro, além de outros eventos culturais e artísticos com bloquinhos de rua, carros alegóricos, muita animação e também música brasileira. É o principal Carnaval do sul do país, e atrai todo ano uma média de 70 mil visitantes, mais que o dobro da população da cidade. Neste ano, as celebrações ocorrem entre os dias 19 a 21 de fevereiro, e são as primeiras desde 2020.


O Carnaval da Ilha da Madeira

É uma tradicional festa de rua realizada anualmente na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. A festa ocorre antes da Quaresma e é conhecida por sua alegria e colorido, com desfiles de rua animados e muita música e dança. Os desfiles de rua são o ponto alto do Carnaval da Ilha da Madeira, com os participantes vestidos com fantásticos trajes coloridos e dançando ao som da música alegre. A festa é uma celebração da vida e da alegria, e é uma ótima oportunidade para se divertir e experimentar a cultura e a tradição madeirense.A principal atração da semana de Carnaval no Funchal é o cortejo de sábado à noite, regado a samba numa fusão do Brasil com Portugal. A festa deste ano já tem data marcada: entre 15 e 26 de fevereiro.



Carnaval de Torres Vedras

É o Carnaval mais famoso de Portugal e fica a cerca de 50 km do centro de Lisboa. No cortejo juntam-se foliões e mascarados, sem esquecer os tradicionais desfiles das “matrafonas” (homens fantasiados de mulher), e os “cabeçudos” (parecidos com os bonecos gigantes de Olinda do Brasil) e os “reis do carnaval”. É conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, e é também o maior. O Carnaval de Torres Vedras recebe cerca de meio milhão de visitantes durante seis dias de festa, e acontece desde 1930. O cortejo é animado com músicas populares portuguesas e ao final há um lindo show de fogos de artifício.Em 2023, a festa ganha um tom especial com o tema: 100 anos de Carnaval de Torres Vedras, e comemorações especiais de seu centenário. A folia ocorre entre os dias 17 e 22 de fevereiro.


Carnaval de Loures

É uma animada festa de carnaval, com desfiles de fantasias, música ao vivo e muita dança.


Procissão dos Cavalinhos de Santarém

É uma tradicional procissão de carnaval que acontece na cidade de Santarém, com cavaleiros vestidos com trajes tradicionais e muita animação.


Carnaval em Podence

Esse carnaval é diferente de todas as tradições em Portugal , chamado Caretos de Podence. Acontece na região de Trás-Dos-Montes e é inspirado em costumes dos celtas que viviam no nordeste de Portugal na antiguidade, mantém viva a tradição que, desde 2019, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.Podence fica 30 km de Bragança, nestes festejos os homens vestem-se de Caretos, figuras diabólicas representando o caos que encerra o inverno e traz a fertilidade da primavera. Seguem a tradição, usando máscaras com chifres assustadores, roupas coloridas com franjas e chocalhos presos à cintura que normalmente são herdados da família.A animação dos Caretos nas ruas da vila acontecem por 3 dias , a pular e brincar enquanto estão a anunciar o fim do inverno. É um festejo mais íntimo, onde amigos recebem os Caretos em suas casas. No fim do Carnaval, as pessoas se juntam para queimar um boneco Careto gigante no centro da vila, o símbolo do Entrudo.Essa é uma das tradições carnavalescas mais surpreendentes e diferentes de Portugal. As celebrações do Entrudo em Podence estão confirmadas em 2023, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.


Carnaval de Ovar-Por Rosino

No carnaval de Ovar

Aqui há diversão para todas as idades. Com o Carnaval das crianças, Carnaval dos seniores , baile de máscaras e desfile de escolas de samba. Sua origem diz ser no século XIX, o Carnaval de Ovar é uma das melhores festas do centro-norte de Portugal, e o maior acontecimento turístico da região.Em 2023, a cidade tem uma programação especial, que ocorre entre 28 de janeiro e 21 de fevereiro. Esta previsto apresentações de artistas e DJ’s internacionais e eventos como a Caminhada Noturna, a Noite da Farrapada e o Baile de Máscaras.


O carnaval de Alcobaça

Este é o que mais se assemelha ao do Brasil.Possui a fama de ser o Carnaval mais brasileiro de Portugal, com uma tenda em frente ao famoso Mosteiro de Alcobaça.Acontece em 5 dias de festa cheios de músicas eletronica, samba e bailes que vão até o amanhecer .


Carnaval de Nazaré

Em Nazaré mantém-se viva tradições com bailes de rua e desfiles com carros alegóricos.No Carnaval da Nazaré pode se ouvir marchinhas tradicionais portuguesas , este é um Carnaval Genuíno Português, considerado um dos mais dos mais típicos de Portugal, onde se pode ouvir as tradicionais marchinhas portuguesas. Neste ano, o tema do desfile tradicional é : “só se ‘tá neuva’”, ou “só se está névoa”, uma expressão local utilizada na vila dos pescadores. A festa acontece entre 19 e 21 de fevereiro.

O Carnaval de Figueira da Foz

Nesta festa há bastante influência brasileira, se queres ver escola de samba está é a festa que deves ir. Figueira da Foz fica perto de Coimbra. A cidade possui 3 escolas de samba que desfilam e animam o público.Em 2023, a programação do Carnaval de Figueira da Foz acontece entre os dias 28 de janeiro e 21 de fevereiro.


Carnaval de Lazarim-Por Rosino


Entretanto , é importante destacar que o Carnaval em Portugal é uma festa popular e não é oficialmente reconhecido como feriado nacional. Mesmo assim, é uma das épocas do ano mais aguardadas e animadas para muitos portugueses, e atrai turistas de todo o mundo que desejam experimentar a animação e a alegria da festa.


E tu já escolheste onde vais festejar o carnaval esse ano?



 

Leia Também:

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page