top of page

Mafra além do Palácio

Se perguntares a qualquer pessoa (portuguesa ou com acesso ao Google):

O que há em Mafra?


O PALÁCIO, todos exclamam.


E pronto, a verdade é que isso bastava.


Ele é um espetáculo, sim é. Recentemente reconhecido como patrimônio histórico mundial pelas UNESCO, pois!


Mas eu fico mesmo chateada quando alguém vem a Mafra, entra em qualquer pastelaria da rua principal, depois de ter visitado o monumento (como é óbvio), pergunta “Então, o que há em Mafra além do Palácio?” e a resposta muitas vezes é: “Nada.”


Eu amo cada pedacinho dessa vila e as descobertas a cada esquina, a cada caminhada. Por isso hoje partilho convosco o #meuolharnomundo sobre Mafra, região oeste de Lisboa, em Portugal. A seguir deixo algumas indicações de lugares que eu adoro e que muitas vezes passa desapercebidos.


Começamos pela estação de comboio! Sim, a maioria das pessoas não imagina que há comboio (trem) em Mafra. Há. Não serve pra quase nada, mas está lá e a estação é linda (pra quem gosta de coisa velha), vale a visita. O caminho até lá é um espetáculo!


Logo ali adiante há um lugarejo maravigold chamado Aldeia da Mata Pequena. Atualmente as casinhas (são 12) são alojamentos locais. Mas a visitação na área externa é gratuita e é um passeio incrível! Inclui animais da fazenda e outros passeios guiados (estes pagos). Atualmente possui o selo “Safe&Clean”.



No caminho de volta à vila há uma freguesia sempre esquecida que se chama Cheleiros. E ali há uma ponte romana centenária, da época da construção do famoso Palácio. Ande por entre as ovelhas e oiça uma senhorinha contar com orgulho as histórias da época. É só chegar.


Antes de entrar na vila há um miradouro, que poucos vêem e perdem a chance de contemplar este pôr do sol.


Mesmo ao lado do Palácio está o Jardim do Cerco. Adentrem no mato, sem medo e descubram portas misteriosas como esta.


À caminho da região chamada de “subúrbio” existem imensas belezas escondidas. A mais conhecida (e mesmo assim sem a fama merecida) é a Aldeia Típica José Franco. A história fantástica desse lugar não sabe nesse parágrafo, é uma pena, fica para outro post.

Sempre em frente nesta estrada e em poucos minutos (poucos mesmo!!!) estás na praia. Pois, Mafra é litoral, meus senhores! E aqui estão as praias mais lindas do mundo, reservas mundiais de surf, trilhas secretas, descobertas infinitas também para outro post.


Este texto faz parte do projeto Meu Olhar No Mundo, onde toda a semana 9 mulheres imigrantes de diferentes lugares mostram um pouquinho sobre a sua visão de mundo. Acompanhem nas redes sociais a #meuolharnomundo


Até a próxima!

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page