top of page

Miúdos em férias e agora?!

Atualizado: 30 de jun. de 2020


Em Portugal as férias de verão começam no final de junho e vão até setembro, quando inicia o ano letivo. Nos meses de junho e julho as Câmaras Municipais oferecem atividades de Interrupções Letivas dentro das próprias escolas (públicas). Inclui passeios, idas à praia/piscina, esportes, muitas atividades lúdicas, almoço e lanche. Entram as 9h e saem as 18:30, de segunda a sexta feira. O valor por semana é em torno de 40 euros. Acho maravilhoso!!! Excelente alternativa para pais que trabalham. Além das férias de verão, são três as interrupções letiva: a primeira entre os dias 17 de dezembro e 2 de janeiro (férias do Natal), a segunda entre os dias 4 e 6 de março (miniférias do Carnaval) e a terceira ocorre entre os dias 8 e 22 de abril (férias da Páscoa). Para todos esses intervalos há ATLs (Atividade de Tempos Livres) oferecidas pelas Câmaras e também por estabelecimentos privados.

Bom, mas aí vem o mês de agosto e mais metade de setembro, onde precisamos improvisar (se não quiser pagar o ATL).

No nosso caso, que trabalhamos em casa, é preciso coordenar muito bem a rotina pra equilibrar trabalho e períodos de lazer, afinal os miúdos estão em férias e precisamos aproveitar momentos em família! Por isso revirei a internet em busca daquelas tabelas de tarefas e recompensas e como não achei nada exatamente como precisava, acabei por eu mesma criar um método!

Nosso problema aqui com os meninos é a falta de disciplina pra fazer as tarefas diárias e o “vício” no vídeo game. Se deixar ficam nisso a semana inteira sem dormir e sem comer. Por isso criei quase que um “jogo”, onde eles eles têm tarefas divididas em categorias e com pontuações diferentes, que ao somar libera algumas horas de vídeo game (ou não). As tarefas incluem ajuda nas atividades da casa, brincadeiras (offline) e alguns desafios que liberam bônus track na premiação deles, como: ler um livro até o final, montar um quebra cabeça de mil peças e aprender a andar de bicicleta.

Assim eles têm flexibilidade para conversarem entre eles e dividirem as atividades, fazerem programações diferentes em cada dia e ainda se obrigam a atentar para a soma dos pontos.

Não queria apenas uma lista de coisas a fazer, mas uma forma de dar autonomia a eles e reforçar o senso de responsabilidade. Por enquanto a ideia foi bem aceita e já começaram a traçar estratégias.

O desafio começa oficialmente hoje, segunda feira, quem quiser acompanhar fica de olho lá no nosso Insta Stories.

**Esse post fez tanto sucesso no Instagram que criamos uma versão editável do PDF e estamos disponibilizando para download, basta clicar AQUI.

Quem quiser adaptar para a sua família, fique vontade!

Depois usem a #PedabliosNasFerias pra gente também acompanhar vocês, ok?

Divirtam-se!!!!


miúdos em ferias, pedablios nas ferias, quadro de tarefas, quadro de recompensa, rotina, portugal com filhos


miúdos em ferias, pedablios nas ferias, quadro de tarefas, quadro de recompensa, rotina, portugal com filhos


miúdos em ferias, pedablios nas ferias, quadro de tarefas, quadro de recompensa, rotina, portugal com filhos

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page