• Pedablios

Miúdos em férias e agora?!

Atualizado: 30 de Jun de 2020


Em Portugal as férias de verão começam no final de junho e vão até setembro, quando inicia o ano letivo. Nos meses de junho e julho as Câmaras Municipais oferecem atividades de Interrupções Letivas dentro das próprias escolas (públicas). Inclui passeios, idas à praia/piscina, esportes, muitas atividades lúdicas, almoço e lanche. Entram as 9h e saem as 18:30, de segunda a sexta feira. O valor por semana é em torno de 40 euros. Acho maravilhoso!!! Excelente alternativa para pais que trabalham. Além das férias de verão, são três as interrupções letiva: a primeira entre os dias 17 de dezembro e 2 de janeiro (férias do Natal), a segunda entre os dias 4 e 6 de março (miniférias do Carnaval) e a terceira ocorre entre os dias 8 e 22 de abril (férias da Páscoa). Para todos esses intervalos há ATLs (Atividade de Tempos Livres) oferecidas pelas Câmaras e também por estabelecimentos privados.

Bom, mas aí vem o mês de agosto e mais metade de setembro, onde precisamos improvisar (se não quiser pagar o ATL).

No nosso caso, que trabalhamos em casa, é preciso coordenar muito bem a rotina pra equilibrar trabalho e períodos de lazer, afinal os miúdos estão em férias e precisamos aproveitar momentos em família! Por isso revirei a internet em busca daquelas tabelas de tarefas e recompensas e como não achei nada exatamente como precisava, acabei por eu mesma criar um método!

Nosso problema aqui com os meninos é a falta de disciplina pra fazer as tarefas diárias e o “vício” no vídeo game. Se deixar ficam nisso a semana inteira sem dormir e sem comer. Por isso criei quase que um “jogo”, onde eles eles têm tarefas divididas em categorias e com pontuações diferentes, que ao somar libera algumas horas de vídeo game (ou não). As tarefas incluem ajuda nas atividades da casa, brincadeiras (offline) e alguns desafios que liberam bônus track na premiação deles, como: ler um livro até o final, montar um quebra cabeça de mil peças e aprender a andar de bicicleta.

Assim eles têm flexibilidade para conversarem entre eles e dividirem as atividades, fazerem programações diferentes em cada dia e ainda se obrigam a atentar para a soma dos pontos.

Não queria apenas uma lista de coisas a fazer, mas uma forma de dar autonomia a eles e reforçar o senso de responsabilidade. Por enquanto a ideia foi bem aceita e já começaram a traçar estratégias.

O desafio começa oficialmente hoje, segunda feira, quem quiser acompanhar fica de olho lá no nosso Insta Stories.

**Esse post fez tanto sucesso no Instagram que criamos uma versão editável do PDF e estamos disponibilizando para download, basta clicar AQUI.

Quem quiser adaptar para a sua família, fique vontade!

Depois usem a #PedabliosNasFerias pra gente também acompanhar vocês, ok?

Divirtam-se!!!!




#moraremportugal #miúdos

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
_FRE7923-HDR
_FRE2398-HDR
Pê o quê?

Débora Prates e Frederico Wagner. Saiba mais sobre este casal que trocou uma vida estável no Brasil para empreender e viver em Portugal...

Read More

 

Fala connosco

© 2020 by Pedablios