top of page

As Oportunidades no Mercado de Consumidores Seniores


O mercado de consumidores seniores são pessoas maiores de 55 anos, a chamada "silver economy ” segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , em 2050, a população mundial com mais de 60 anos vai ultrapassar os dois mil milhões de pessoas e que, na Europa, mais de um terço da população estimada para essa data tenha mais de 65 anos, onde os seniores estarão cada vez mais ativos e em busca de manter a qualidade de vida.


O mercado sénior em Portugal tem vindo a crescer nos últimos anos, à medida que a população portuguesa envelhece e a esperança média de vida aumenta. Este crescimento tem criado diversas oportunidades de negócio e de emprego em diferentes setores, desde a saúde e bem-estar até à tecnologia e turismo.


Algumas das oportunidades de negócio e de emprego no mercado sénior em Portugal incluem:



Cuidados de saúde e bem-estar:

Com o envelhecimento da população, a procura por serviços de saúde e bem-estar tem vindo a aumentar. Desde serviços de enfermagem domiciliária até centros de dia, a oferta de serviços nesta área tem sido cada vez mais relevante.



Tecnologia para idosos

A tecnologia tem um papel importante na vida dos idosos, permitindo-lhes manter-se ligados aos seus entes queridos e cuidadores, assim como facilitando o acesso a serviços e produtos de interesse. O mercado de tecnologia para idosos tem crescido exponencialmente em Portugal, com muitas empresas a desenvolverem produtos que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos.



Turismo sénior

Portugal tem vindo a tornar-se um destino popular para turistas seniores, com muitos procurando um estilo de vida mais descontraído e com maior qualidade de vida. Isso tem criado oportunidades de negócio para empresas que oferecem serviços e pacotes turísticos para esta faixa etária.

Produtos e serviços adaptados a idosos

Com a idade, muitas atividades e tarefas tornam-se mais difíceis para os idosos, tais como a mobilidade, audição ou visão. Existem oportunidades de negócio para empresas que oferecem produtos e serviços específicos para ajudar os idosos a lidar com estas limitações, como por exemplo, produtos de acessibilidade, equipamentos médicos e serviços de assistência pessoal.



Educação e formação

Há uma crescente necessidade de formação e educação para os idosos em Portugal, com o objetivo de permitir-lhes manter-se ativos e independentes. Há oportunidades de negócio para empresas que oferecem programas de formação, cursos e workshops voltados especificamente para esta faixa etária.


À medida que a população envelhece, é esperado que a demanda por serviços e produtos voltados para os idosos continue a crescer, tornando o mercado sénior cada vez mais relevante, há de se considerar a possibilidade de adaptar o seu negócio para atender essa fatia do mercado que está a crescer cada dia mais.


E tu já tinhas pensado em atender esse público alvo?Conta nos comentários.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page